terça-feira, 30 de junho de 2009

O REMO LUTA PELO SEU ESPAÇO NÁUTICO HISTÓRICO NO NOSSO PARQUE

No domingo, dia 21 junho os clubes de remo, a Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro, e o movimento SOS parque do Flamengo organizaram uma atividade de barcos AO MAR na Marina da Glória no Parque Flamengo, recuperando assim essa atividade desportiva histórica dos clubes desde o século XIX.
A saída dos barcos foi feita junto à antiga rampa do Calabouço, local de atraque e saída habitual desses barcos cujo acesso é hoje bloqueado pelas ruínas do estaqueamento das obras embargadas da ex-futura garagem de barcos, parte da ficção tentada pelas autoridades governamentais, associadas à iniciativa privada, para justificar a privatização da área da Marina via jogos Pan americanos. O cerco ao livre acesso dos remadores e seus barcos à Marina da Glória, área de uso público segundo seu projeto original, foi feito por seguranças da concessionária atual da Marina. Os remadores não hesitaram diante das ameaças e agressões verbais e lançaram seus barcos ao mar! Deram assim, um exemplo efetivo em defesa do esporte e da cidade através do remo, uma das principais atividades esportivas do carioca!
A polícia militar também foi chamada pelos seguranças. A poucos metros dali outros iates e barcos repousavam tranquilamente sobre as águas da Marina. Tal evento evidencia a gradativa privatização da Marina da Glória, um espaço público que vem sendo usurpado dos cariocas pela iniciativa privada apoiado por todas as esferas do governo municipal, estadual e federal. Esta última em uma acirrada campanha pela “flexibilização do tombamento(!!!) do Parque do Flamengo.
Nesse período de campanha pró-olimpíadas no Rio tal fato também nos coloca a questão do destino de áreas e verbas públicas em nome do esporte. Finalmente propõe-nos um desafio perfeitamente ao nosso alcance, o de lutarmos em defesa da Marina da Glória e do Parque do Flamengo, seguindo o que o fizeram de modo exemplar os clubes de remo na Marina da Glória em defesa simultânea do esporte e da preservação dos espaços livres e públicos para todos os cidadãos cariocas!

Nenhum comentário: