terça-feira, 28 de abril de 2015

Por que o Parque do Flamengo está sendo mutilado? Confira...

O vídeo abaixo, em 17 minutos, mostra os mais lamentáveis pontos do descumprimento do projeto náutico proposto para a Marina da Glória e, consequentemente, a mutilação do projeto tombado do Parque do Flamengo.

Confira as irregularidades cometidas ao longo desses anos contra este patrimônio público, além da absurda mutilação da sua flora.

1. Por que a nova proposta não é um projeto náutico, mas um plano de casa privada de eventos, comércio, e pólo gastronômico?

2. Por que descumpriu a proposta de ser uma Marina Pública, com regras públicas de uso? 

3. Por que houve o descumprimento do contrato de gestão privada da área do Parque público, denominada Marina da Glória? 

4. Por que não houve debate público e concurso público na contratação do projeto? 

5. Por que houve desrespeito aos critérios de altura e extensão da construção? 

6. Por que se propôs pagar bônus para servidores da Prefeitura aprovar o projeto? 

7. Por que houve desrespeito às decisões da Justiça Federal? 

Tudo no vídeo!




Crédito: Luiz Goldfeld

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Corte de árvores não autorizado pelo IPHAN

Durante audiência pública no Ministério Público Federal do Rio, realizada hoje, sobre o projeto de revitalização da Marina da Glória, foi dito que o IPHAN não autorizou, até o momento, qualquer corte de árvores no Parque do Flamengo.

Isso significa que a devastação ambiental contra centenas de árvores no bem tombado é ilegal e já deveria ter sido embargada !

123014_o

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Motosserra no Parque do Flamengo: na véspera da Audiência Pública sobre irregularidades !

Onde está o Ministério Público Federal?



Motosserra a todo vapor no Parque do Flamengo, na área da Marina da Glória. Uma ilegalidade continuada, com as autoridades inertes. Por que será? No dia 14 de abril, ACG, colega da sociedade civil, atuante do Movimento "SOS Parque do Flamengo", obteve cópia integral do último movimento do processo no IPHAN.  

E lá consta que a Superintendência Regional não havia ainda analisado o projeto paisagístico já que até fevereiro ele não havia sido regularmente apresentado.  

É neste processo que consta o pedido para o corte de 298 árvores, dentre espécies denominadas pelo interessado de "exóticas e nativas". Portanto, antes da autorização do IPHAN, qualquer corte de árvore no local, as anteriores e a atual, é crime contra o patrimônio cultural tombado a nível federal e apresentado junto à UNESCO como Unidade de Conservação!

O Superintendente do IPHAN no Rio, no Ofício RJ nº0137 de 4/2/2015 fala que nem o Anteprojeto Paisagístico foi entregue e que, portanto, a supressão da vegetação deveria ser interrompida.  

Melhor seria dizer que sem autorização do IPHAN nenhuma vegetação no Parque tombado poderia ser suprimida, pois é mutilar o bem tombado! Esta noção é tão elementar que custa quer a morosidade do IPHAN e do Ministério Público Federal no embargo da obra. 

Morosidade também pode ser improbidade administrativa!

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Parque do Flamengo MUTILADO. Patrimônio da Humanidade violado!

As fotos abaixo, enviadas pelo defensor do Parque e leitor A.G., mostram, com clareza, a mutilação no Parque do Flamengo, na área da Marina da Glória, ilegalmente autorizada pelo IPHAN. 

Resta o seu embargo imediato, seja pela Presidência do IPHAN, que assinou a autorização, retratando-se; seja pelo Conselho Consultivo do órgão, que não foi ouvido para esta intervenção e que não pode se omitir diante de tal gravidade; seja pelo Ministério Público Federal, que já foi repetidamente notificado de tal fato, na pessoa do Procurador Leonardo Cardoso; seja a Unesco, que deve zelar pelos bens inscritos como Patrimônio Mundial/Paisagem Cultural.   

Não inserimos aqui a Prefeitura do Rio por não acreditarmos mais nela.