Faleceu no dia 6 de março, aos 80 anos, um dos grandes nomes do paisagismo brasileiro, o arquiteto carioca Fernando Magalhães Chacel.
Com mais de cinco décadas de atividades profissionais, Chacel foi um dos grandes defensores do Parque do Flamengo, e era considerado como o mais conceituado e bem sucedido arquiteto-paisagista brasileiro da geração pós Burle Marx - do qual foi estagiário quando ainda era estudante da Faculdade Nacional de Arquitetura.
Chacel foi autor de "Paisagismo e ecogênese", livro publicado em 2001. Além disso, foi consultor ambiental, professor visitante da Universidade de Montreal e coordenador dos cursos de graduação e de pós-graduação em paisagismo na Escola de Design e Artes Visuais da Universidade Veiga de Almeida no Rio de Janeiro.
“A cidade dos meus sonhos teria que estar de acordo com o conceito de sustentabilidade, em que a natureza pudesse participar da área urbana de uma maneira efetiva e que essa urbanização fosse feita em cima da capacidade de suporte da natureza. Penso numa cidade equilibrada, harmoniosa, saudável, e para isso tem que haver um intercurso amoroso entre reurbanização, conservação e preservação dos recursos naturais”. (Fernando Chacel)