terça-feira, 30 de junho de 2009

O REMO LUTA PELO SEU ESPAÇO NÁUTICO HISTÓRICO NO NOSSO PARQUE

No domingo, dia 21 junho os clubes de remo, a Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro, e o movimento SOS parque do Flamengo organizaram uma atividade de barcos AO MAR na Marina da Glória no Parque Flamengo, recuperando assim essa atividade desportiva histórica dos clubes desde o século XIX.
A saída dos barcos foi feita junto à antiga rampa do Calabouço, local de atraque e saída habitual desses barcos cujo acesso é hoje bloqueado pelas ruínas do estaqueamento das obras embargadas da ex-futura garagem de barcos, parte da ficção tentada pelas autoridades governamentais, associadas à iniciativa privada, para justificar a privatização da área da Marina via jogos Pan americanos. O cerco ao livre acesso dos remadores e seus barcos à Marina da Glória, área de uso público segundo seu projeto original, foi feito por seguranças da concessionária atual da Marina. Os remadores não hesitaram diante das ameaças e agressões verbais e lançaram seus barcos ao mar! Deram assim, um exemplo efetivo em defesa do esporte e da cidade através do remo, uma das principais atividades esportivas do carioca!
A polícia militar também foi chamada pelos seguranças. A poucos metros dali outros iates e barcos repousavam tranquilamente sobre as águas da Marina. Tal evento evidencia a gradativa privatização da Marina da Glória, um espaço público que vem sendo usurpado dos cariocas pela iniciativa privada apoiado por todas as esferas do governo municipal, estadual e federal. Esta última em uma acirrada campanha pela “flexibilização do tombamento(!!!) do Parque do Flamengo.
Nesse período de campanha pró-olimpíadas no Rio tal fato também nos coloca a questão do destino de áreas e verbas públicas em nome do esporte. Finalmente propõe-nos um desafio perfeitamente ao nosso alcance, o de lutarmos em defesa da Marina da Glória e do Parque do Flamengo, seguindo o que o fizeram de modo exemplar os clubes de remo na Marina da Glória em defesa simultânea do esporte e da preservação dos espaços livres e públicos para todos os cidadãos cariocas!

sábado, 27 de junho de 2009

A LUTA PELO ESPORTE

Reproduzimos aqui as notícias da luta do esporte por um espaço aberto a todos, em área pública... no Parque do Flamengo..., mas que foi parcialmente privatizado pelas autoridades, na parte chamada MARINA... Enquanto isto, o RIO apresenta, no exterior, sua candidatura às Olimpíadas! Será que o Comitê Olímpico vai acreditar?

"Gente Boa - O Globo - 25/06/2009
Joaquim Ferreira dos Santos

Os donos da baía

. Terminou na delegacia a inauguração do Centro Náutico Calabouço, formado por três clubes de remo à beira da Baía.
Seguranças da Marina, que foi privatizada, proibiram os barcos de entrar na água. "O espelho d' água pertence à União, afirma o presidente da Federação de Remo, Alessandro Zelesco.


-------------------------------------------------------------------------------
Gente Boa - O Globo - 22/06/2009
Joaquim Ferreira dos Santos

Contra a maré

. Clubes centenários de remo que estavam desativados, Boqueirão, Santa Luzia e Internacional se fundiram para criar o Centro Náutico do Calabouço. A união encarada como uma espécie de Sadia-Perdigão do esporte, tem como principal bandeira a volta das regatas à Baía de Guanabara - o que não acontece há 25 anos."

sexta-feira, 12 de junho de 2009

SAIU NO GLOBO ON LINE DIA 11.06.2009!!!

"RIO - Enquanto as festas do Dia do Meio Ambiente, devidamente comemorado por políticos em palanques, ainda estão quentes, a verdadeira farra de esgoto lançado nas águas da Baía de Guanabara continua a mesma, mesmo tendo sido denunciada inúmeras vezes. O pior é que a situação consegue se complicar a cada nova observação aérea.
Nesta quarta-feira, na cloaca da Glória, além de esgoto havia óleo e mais um material vermelho e verde não identificados. Na foz do Rio Carioca, era "caca" pura escorrendo da estação de tratamento, parada mais uma vez, diretamente para a Praia do Flamengo.
Ou seja, ser adminitrador público no Brasil é pura alegria e orgia, onde a certeza da impunidade permite tudo aos ilumnados pagos com nossos impostos. Seria bom o Ministério Público agir de forma imediata, pois ninguém mais aguenta tanta impunidade governamental, principalmente a natureza."http://oglobo.globo.com/participe/mat/2009/06/11/leitor-mostra-do-alto-poluicao-na-gloria-zona-sul-do-rio-756301250.asp